Catálogo

Governo da Pobreza

Autor: François de Bernard
Categoria: Política
Idioma: Português
Páginas: 201
Editora: Nova Harmonia
Preço: R$ 35,00

Sinopse:
Neste ensaio, François de Bernard expõe uma concepção de pobreza estranha para as que dominam a cena geopolítica. Ele refuta as interpretações convencionais, por exemplo a que apresenta a persistência da pobreza como falta de "boa governança". Ele estima que a pobreza continua sendo o objeto dos acomodamento políticos, sociais e culturais mais perigosos: uma espiral que não poderá perdurar indefinidamente sem um preço muito alto para todos.
Assim, na medida dos resultados efetivos da "luta contra a pobreza" desencadeada no início dos anos 1990 pelos governos, sua introdução sobre "A Pobreza Sustentável" prolonga as teses do "Governo da Pobreza", e os inscreve na paisagem das mundializações em curso.
Além dos balanços aos quais se limitam ordinariamente as análises da pobreza, este livro tenta fazer redescobrir a pobreza como causa principal do nosso tempo. Trata-se de proceder para um retorno do qual nós não temos realmente avaliado as conseqüências: "Refazer da pobreza um objeto de pensamento", como reivindicava seu livro, publicado em 1995.
Este livro é um manifesto filosófico intempestivo fundado sobre vinte anos de pesquisa e de experiências profissionais.

Destaques