Catálogo

Memória de Auschwitz

Autor: Reyes Mate
Categoria: História
Idioma: Português
Páginas: 288
Editora: Nova Harmonia
Preço: R$ 45,00

Sinopse:
Memórias de Auschwitz: atualidade moral e política não é apenas um livro de história, mas uma reflexão moral e política sobre a presença da barbárie humana na construção da humanidade. O holocausto judeu perpetrado pelos nazistas não foi obra de um louco, mas sim o final de um processo que compromete o melhor da civilização ocidental, e por isso surgem as perguntas que animam todo este livro: poderemos pensar dando as costas para Auschwitz como se nada tivesse ocorrido?  POr acaso não morreu lá alguém conhecido? Os valores que sempre defendemos não foram contaminados para sempre?
O horror que o homem causou ao judeu, ao cigano ou ao homossexual no campo de extermínio foi algo inimaginado. Para os nascidos depois de Auschwitz, ilumina com luz própria nosso presente e dá o que pensar: tarefa da memória, a nova categoria central da reflexão filosófica. recordar, pois, não é tanto comemorar um fato que ocorreu há meio século, mas reconhecer que o nosso presente está construído sobre cadáveres e escombros, sobre os vencidos da história. A memória é a advogada dessa dimensão oculta da realidade, essa faculdade humana que como no filme Shoah diz-nos diante de um bosque maravilhoso: "Era aqui", aqui estava instalada a câmara de gás e mesmo que não haja mais rastro dela, forma parte dessa passagem.
Este livro pretende repensar nossa idéia de convivência (política), de homem (moral), de representação do horror (estética) a partir do olhar da vítima. Esta obra desperta no leitor novos ângulos na perspectiva da condição humana e entregar-se ao que Adorno chama de imperativo categórico: "Orientar o pensamento e a ação de modo que Auschwitz não se repita".

Destaques